sábado, 1 de agosto de 2015

Tome cuidado para não se perder ao buscar conforto nas luzes deste mundo.

Tome cuidado para não se perder ao buscar conforto nas luzes deste mundo.

Sidnei Gomes Itaboray


 Vivemos numa sociedade de cidades iluminadas, luzes artificiais de todos os lados, nos letreiros de propaganda, nos led’s dos faróis de carros que querem intimidar o carro da frente, na iluminação pública, em nossas casas : nas luzes que iluminam os cômodos, nos abajures para a leitura, nos pisca pisca de nossas decorações, nas televisões que são presença tão constante em nossas vidas, e quando desligamos tudo, ainda restam as luzes dos telefones, dos liga / desliga dos aparelhos eletrônicos, dos relógios destes mesmo aparelhos, ....

Vivemos em uma sociedade de cidades iluminadas, mas cheia de trevas e por incrível que pareça trevas provocadas por uma grande variedade de “luzes”.

Num dia de domingo antes de ir para o culto ao Deus Eterno com os irmãos, estive observando o comportamento dos insetos que acabam sendo prisioneiros das luzes. Buscando a proximidade com a luz em alguns casos para fazer uma nova morada, buscar alimento ou iniciar o seu ciclo de reprodução eles acabam morrendo devido a exposição ao excesso de calor de dentro do plafonier. São enganados em sua busca por coisas lícitas, morada, alimento, continuidade da espécie, ao não verificar o perigo que correm ao se concentrar em uma “luz” errada.

O caso mais marcante que constatei e mostrei a minha esposa, foi o de um cupim que repetidas vezes bateu contra uma lâmpada sem plafon e que buscou meio atordoado descanso na parede. Enquanto ele estava ali, atordoado contemplando a luz, o calor desejado, uma aranha veio por trás, o prendeu em sua teia, o levou para seu esconderijo e deu fim a sua vida enquanto ele buscava a sua ilusão. Uma figura do que o adversário, o diabo faz com aqueles que perdem seu tempo contemplando as “luzes” deste mundo, invés de buscar e descansar em Jesus que é a Luz do mundo.

Exemplos das “luzes” que tem levado as pessoas a destruição são muitos e não poderia esgotar este assunto nesta reflexão, mas algumas delas são a "luz" das riquezas, a "luz" do poder, a "luz" da influência, a "luz" do saber, a "luz" do sexo, a "luz" da religião, ...

Como o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males vejamos a "luz" das riquezas:

A "luz" das riquezas.

Muitos tem gasto suas vidas numa extrema confiança nas riquezas, os que a tem, seja por seu trabalho ou porque herdaram se arvoram nas garantias de que ela não se esgotara, de que lhes traz poder e influência sobre os demais, o que leva a casos absurdos de dominação do próximo, assassinatos e todo o tipo de pecados que podemos verificar na Palavra do Senhor. Acreditam ser escolhidos, protegidos, vencedores, e assim o é ensinado pela filosofia deste mundo.

Já os que não tem a riqueza a buscam com todo o seu empenho, querem ter, e para isso não vem problemas em negligenciar seu relacionamento com Deus, sua saúde, seu casamento, seu relacionamento com filhos, pais, amigos, irmãos, trabalham horas a fio, fazendo acordos abrindo mão do que acreditam pelo lucro; outros acreditam conseguir um meio mais rápido através da corrupção, do roubo, das drogas, do sexo, da traição, da falsa religião, enganando e sendo enganados.

Os que buscam a "luz" das riquezas acabam amando ao dinheiro, que é a raiz de todos os males (I Timóteo 6.10) , adoram a Mamom e não a Deus, se tornam idolatras, amam as coisas que tem, usam as pessoas que deveriam amar e cuidar e mesmo quando se referem ao Deus Santo o fazem um ídolo que lhes é subserviente.

Aos cegos pela "luz" das riquezas e as demais "luzes", o Senhor Jesus, Verdadeira Luz do mundo deixou o seguinte alerta :

Lucas 12.15-21
E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo:

O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo:

Que farei?

Pois não tenho onde recolher os meus frutos.

Disse então:

Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma:

Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.

Mas Deus lhe disse:

Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.


Seja rico para com Deus, creia no Senhor Jesus e serás salvo.

Busque o Reino de Deus em primeiro lugar. Leia a Sua Palavra.

O Senhor será achado quando buscado de todo coração na Escritura Sagrada.

A Bíblia deve ser sua única regra de Fé e Prática.

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. (João 14.6)

Jesus é A Verdadeira Luz da sua vida!

No Amor do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estaremos moderando o seu comentário, o qual será publicado caso seja edificante para os que sinceramente Amam ao Senhor Jesus.

Equipe de Evangelismo Videira